A associação O Sol de Portugal apresenta um programa cultural especial durante este mês. Intitulada “Portugal d’avril”, a programação, elaborada em parceria com o Comité de Jumelage, inclui eventos que se estendem até ao dia 26 e que estão, em parte, relacionados com as celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Situada em Bordéus e fundada em 1981, esta associação tem como objetivo promover a cultura lusófona na região.

A programação oferece uma variedade de atividades culturais, incluindo concertos, exposições, cinema e outras iniciativas que refletem a riqueza da cultura portuguesa. Os eventos decorrerão em diversas localidades, proporcionando aos participantes a oportunidade de explorar e apreciar diferentes manifestações culturais.​

A informação foi divulgada pelo Consulado-Geral de Portugal em Bordéus, que tem vindo a apoiar e promover iniciativas culturais que reforçam os laços entre Portugal e a comunidade lusófona na região.

Destaque para a programação do dia 25 de abril que será dedicada ao cinema. Pelas 17h30 decorrerá a projeção do documentário “Territórios Ocupados” de José Vieira (realizador português radicado em França), no cinema Jean Eustache (Place de la V République à Pessac). A longa-metragem relata uma espoliação contada pelo povo das serras do Caramulo. As pessoas falam da sua vida após a violenta ocupação e florestação dos seus terrenos comunitários pelo Estado em 1941. Falam de miséria e de emigração, das rupturas e das feridas impostas pelo curso violento da história, contam as suas resistências a essa expropriação. Elas têm ainda a memória de um tempo onde as comunidades se construíam numa percepção colectiva do território que as envolvia.

Ainda no mesmo dia (20h30) e local, será exibido o filme “Terra Vermelha” (“La Terre des hommes rouges”) de Marco Bechis. O filme conta a história de um grupo de índios que vive em uma fazenda trabalhando como escravos e ganham alguns trocados para posarem como atração turística. Eles decidem reivindicar suas terras e de seus ancestrais, começando um grande conflito com os fazendeiros.

Para mais detalhes sobre a programação e para participar nos eventos, os interessados podem consultar o site oficial e as redes sociais da associação O Sol de Portugal.

Veja agora o trailer de “Territórios Ocupados”: