A mini-série da Netflix, Dia Zero, conta com Robert de Niro no papel principal e apresenta, além de uma trama envolvente, uma homenagem à arte portuguesa, destacando uma das obras mais emblemáticas de Amadeo de Souza-Cardoso.

O enredo do thriller político centra-se num ataque cibernético de grandes proporções que mergulha os Estados Unidos da América (EUA) num caos total. Mas, para além da ação, a série também chama a atenção para a arte, nomeadamente pela presença de “Os Galgos”, uma famosa pintura do artista português. Esta obra surge em destaque numa das cenas da produção, quando a personagem de Robert de Niro, George Mullen, ex-Presidente dos EUA, recebe a atual líder da Casa Branca, Evelyn Mitchell, interpretada por Angela Bassett, no seu escritório.

Embora se trate de uma réplica da obra, “Os Galgos” chama a atenção pela sua força visual e pela sua ligação à cultura portuguesa, um detalhe que não passou despercebido aos fãs da arte e da série.

O quadro original é parte da coleção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, um dos maiores centros de arte em Portugal, onde os visitantes podem admirar esta e outras obras de Amadeo de Souza-Cardoso.