O filme “Noites de Cinema”, de Luís Diogo, produzido para a Capital Portuguesa da Cultura Aveiro 2024, estreia-se na terça-feira, no Teatro Aveirense, de acordo com a programação da iniciativa.

Este filme é o primeiro de um ciclo de Cinema a decorrer durante a Aveiro 2024, que vai contar com quatro curtas-metragens dirigidas por cineastas portugueses e produzidas pela Plano Obrigatório.

A estreia vai contar com a presença do realizador, de atores e da equipa da Plano Obrigatório, que reúne produtores de cinema da região e tem assumido a programação das terças-feiras de cinema do Aveirense.

O novo filme “Noites de Cinema” tem argumento de Danilo Nascimento, com base numa ideia original de Martina Madejova que, da Eslováquia, participa no projeto.

Protagonizado por Susie Filipe e Ivo Prata, atores de Aveiro, conta ainda com Anabela Branco de Oliveira, também aveirense, numa participação especial.

No filme, as noites de cinema do velho cineteatro juntam Jorge, Maria e um pedaço de bolo de chocolate e “tudo acontece por ali, na sala de cinema, onde se exibe cinema francês”.

Com música de Fernando Augusto Rocha, imagem de Pedro Farate, som de Álvaro Melo, montagem de Luís Diogo, o filme contou com uma equipa de produção que teve a colaboração de várias entidades da cidade.

Rui Machado, da direção da Cinemateca Portuguesa, apresentará, na mesma noite, dois clássicos do cinema português, igualmente rodados em Aveiro, dirigidos por Vasco Branco (1919-2014), cineasta amador, pintor, ceramista, escritor e professor aveirense, e de António Campos (1922-1999), pioneiro do cinema documental português, nascido em Leiria, um dos nomes fundadores do Novo Cinema em Portugal, na década de 1960.

Trata-se de “A Tremonha de Cristal” (1993), de António Campos, e “Gente Trigueira” (1967), de Vasco Branco, obras escolhidas “para assinalar o foco em Cultura e Identidade” que marcam os primeiros três meses da Aveiro 2024.

A presença de Rui Machado, vice-diretor da Cinemateca Portuguesa, é igualmente enquadrada por uma parceria que vai trazer a Aveiro obras recentemente digitalizadas pela Cinemateca.